História
Em 30 de Agosto de 1952, a Boeing anunciou a decisão de construir uma nova aeronave transcontinental, com 4 turbinas e com investimentos à época de US$ 16 milhões. O protótipo do Boeing 707, batizado de 367-80 (e apelidado de Dash 80), voou pela primeira vez em 15 de Julho de 1954, num vôo de testes, partindo de Renton Field, ao sul de Seattle. As quatro turbinas na versão original eram da marca Pratt & Whitney JT3. O primeiro vôo oficial durou 3h48m à uma velocidade de 612 milhas por hora (aproximadamente 984 km/hora), entre Seattle e Baltimore. Durante os primeiros anos, essa primeira aeronave voou aproximadamente 3.000 horas, em vôos de demonstração para pilotos, investidores, militares, governantes e executivos de empresas aéreas. O primeiro vôo comercial foi efetuado pela já extinta e poderosa empresa norte-americana Pan American (Pan Am), no dia 26 de Outubro de 1958, entre Nova York e Paris. A versão era da série 707-120. Rapidamente diversas outras empresas adquiriram essa aeronave de enorme sucesso em todo o mundo, encurtando distâncias em longos vôos transatlânticos, agora sem escalas na maioria deles.
Características
Especificações | Boeing 707-120 (Dash 80) - 1954 | Boeing 707-320B |
Comprimento total | 39,60 metros | 46,60 metros |
Peso máximo de decolagem | 86.184 Kg | 152.400 Kg |
Velocidade máxima | 885 km/h | 977 km/hora |
Raio de ação | 5.681 km | 9.913 km |
Teto máximo de vôo | 13.106 m | 10.973 m |
Turbinas - Empuxo máximo | JT3 - 10.000 libras cada | JT3D - 18.000 libras cada |
Passageiros | Versão de demonstração apenas | 141 com 1ª classe e 189 com classe única |