Boeing 767


História:

A produção do Boeing 767, iniciou-se em 1978 com a encomenda de 30 (trinta) deles pela United Airlines. O avião foi apresentado oficialmente em 04 de agosto de 1981 e voou pela primeira vez em 26 de setembro do mesmo ano. A versão 300 teve seu programa de desenvolvimento iniciado em setembro de 1983 e três anos após a Japan Airlines recebeu o primeiro exemplar, cerca de 6,43 metros mais longo, com 31% mais capacidade de carga e com 20% a mais de assentos disponíveis. Posteriormente vieram o 767-200ER e 300 ER (Extended Range). A versão básica do 767-200 tem peso máximo de decolagem de 136.080 kg e utiliza 1.735 metros de pista para decolar, lotado. A versão ER tem peso bruto de decolagem de 179.170 kg, ocupa 2.865 metros de pista para decolar lotado e tem capacidade para 12.250 km sem escalas.A versão standard utiliza 229 e 255 assentos (três e duas classes respectivamente) em voos de média distância. Em Maio de 1985, a FAA, aprovou a utilização do B-767 em vôos de longa distância, com alternativa de aeroporto de até 120 minutos e em março de 1989, para alternativa de até 180 minutos, a maior existente para bi-jatos. O Boeing 767-300F, é derivado da versão de passageiros e foi apresentado em Janeiro de 1993, quando a UPS (United Parcel Service) anunciou a compra de 60 (sessenta) unidades - a maior compra da história em aeronaves cargueiras de uma só vez - e entrou em operação comercial em outubro de 1995, pela própria UPS. Ele acomoda até 24 pallets e mais outros menores nos porões, transportando até 60,5 toneladas de carga útil com autonomia para 6.056 km. Com 50 toneladas, essa autonomia chega a 7.880 km de extensão. O mais novo membro da família 767, é a série 400, apresentada em Abril de 1997.Ela tem fuselagem 6,43 metros maior que a versão 300ER e capacidade cerca de 15% a mais em quantidade de assentos disponíveis (245 na configuração de três classes e 304 na configuração duas classes). Os dois primeiros 767-400ER foram entregues em agosto de 2000, entrando em serviço comercial regular dia 14 de setembro de 2000 pela primeira vez. É considerado o substituto natural dos Douglas DC-10, Airbus A-300 e Lockheed TriStar L-1011/500 e com vantagens no consumo bem menor de combustível. Possui raio de ação máximo de 10.440km. Segundo a Boeing, esta versão possui economia de 4% (quatro por cento) no seu custo operacional, em relação ao seu concorrente direto Airbus A330-200. O seu pacote de instrumentos do painel e de aviônicos, diminuiu de 67 para 20, facilitando e racionalizando a manutenção e controle de voo. A aeronave tem 51,9 metros de comprimento e peso máximo de decolagem de 204.120 kg.