Boeing 717


História:

O Boeing 717-200 foi, até maio de 2006,uma opção da Boeing no mercado de jatos regionais. Com capacidade para 106 passageiros, ele substituiu as versões menores do antigo Douglas DC-9 (MD-95), que deixou de ser fabricado. Foi lançado oficialmente em Outubro de 1995 e o primeiro protótipo voou em setembro de 1998, seguindo-se mais dois protótipos e um exemplar de série que completariam o processo de homologação conjunta do FAA e JAA, conquistada em setembro de 1999. O primeiro deles, entrou em serviço pela empresa AirTran Airways, em 23 de Setembro de 1999. O Boeing 717 foi o menor dos Boeings em produção desde o lançamento do Boeing 737 em meados dos anos 60 e é muito utilizado entre as companhias regionais. O boeing 717 é um bi-jato, com disponibilidade interna de cinco poltronas lado a lado, em cabine espaçosa. O consumo de combustível é 10% menor que as aeronaves concorrentes, utilizando poderosas turbinas Rolls & Royce BR-715, com 21.000 libras de empuxo cada uma. Seu tamanho é equivalente ao DC-9-30 e suas especificações técnicas básicas são: Comprimento: 37,8 metros; Peso máximo de decolagem: 54.885 kg; Raio de ação máximo: 3.815 km; Turbinas: Rolls & Royce, modelo BR-715, com 21.000 kgs.de empuxo máximo cada; Capacidade de combustível: 13.381 kg (29.500 libras americanas); Velocidade de cruzeiro: 504 milhas por hora (810 km/hora) a 11.300 metros; Capacidade de passageiros: 106 em classe única, 5 poltronas lado a lado. A aeronave utiliza cinco tripulantes e seu consumo, um pouco alto pelo tamanho da aeronave, é, em média, de 2.500 litros por hora voada, performance superior à dos seus principais concorrentes. A Boeing retirou da linha de montagem o derradeiro jato tipo 717-200 apenas após sete anos do seu lançamento. A aeronave foi entregue à companhia Air Tran no dia 23 de maio de 2006. No total a fabricante Boeing construiu 155 jatos tipo Boeing 717.