Boeing 727





História:

O Boeing 727, foi a primeira aeronave trijato a ser disponibilizada no mercado. A sua produção comercial começou no início dos anos 60 e terminou em 1984. Introduzido em serviço comercial em fevereiro de 1964 pela United Airlines, a aeronave utiliza três tripulantes na cabina de comando - comandante, co-piloto e o flight(engenheiro de vôo). Esse avião possui a mesma dimensão de largura da cabine dos Boeing 707, 737 e 757. A grande vantagem em relação ao Boeing 707 é que ela pousava em aeroportos com menos estrutura e ocupava menor espaço de rolagem na pista de decolagem. Foi muito utilizada como aeronave de luxo de empresários, executivos, cantores, grupos de rock e magnatas pelo mundo todo e ainda hoje algumas continuam sendo utilizadas com essa finalidade. Cerca de 407 dos 1.831 aeronaves 727 vendidas, foram da série 100, com capacidade para 117 passageiros em duas classe e 164 foram do modelo 727-100C - versão para passageiros e cargas ou apenas cargueiros. Em Dezembro de 1967, foi introduzida no mercado, a versão 200, que é a mesma aeronave da série 100, com estrutura bem alongada (aproximadamente 6,6 m a mais de comprimento). Essa versão teve 1.245 aeronaves vendidas e comportava 189 passageiros em classe única ou a partir de 148 em duas classes. Na versão exclusivamente cargueira (727-200F), a mesma possuía capacidade para 11 pallets e transportava 56.000 libras de carga útil. Foram produzidas apenas 15 nessa versão, mas hoje há dezenas delas adaptadas a partir da versão 200 de passageiros. Em 1971, foi lançada a versão 727-200Adv (Advanced), com maior capacidade de carga, turbinas mais modernas e melhor performance geral. Lufthansa e Air Algerie, lançaram nessa versão um novo interior bem mais moderno e funcional e, a partir de novembro daquele ano, a Boeing incorporou em todas sua linha de produção de 707s, 727s e 737s esse mesmo design interior. A fabricação em série iniciou-se em Julho de 1972, com capacidade para 150 passageiros, 8 tripulantes e consumo de 5.400 litros/hora (a versão normal 727.200 consumia um pouco mais - 5.550 litros/hora). A versão Advanced, tinha maior capacidade de decolagem (de 77.122 kg para 86.600kg). Em 1972, foi lançada ainda a versão Super Advanced, com capacidade total de decolagem aumentada para 94.348 kg, sendo adquirida três aeronaves desse modelo pela empresa dinamarquesa Sterling Airways. Por fim, pequenas alterações foram feitas e se chegou à versão final com capacidade para 95.300 kg, cerca de 23,5% a mais que a versão original lançada em 1967.


Especificações técnicas:
Comprimento: 46,69 metros
Altura: 10,36 metros
Largura (asa-asa): 32,91 metros
Peso máximo de decolagem: 95.300 Kg (Super Advanced) e 86.600 Kg (Advanced)
Velocidade de cruzeiro: 570 milhas por hora (890 km/hora)
Velocidade máxima: 605 milhas por hora (965 km/hora)
Altitude de cruzeiro: Entre 9.144 metros e 12.192 metros (máximo)
Capacidade de passageiros: Entre 148 e 189, dependendo da configuração.
Capacidade de combustível: 37.020 litros na versão original standard.