Boeing 747




História:

O primeiro voo do maior avião comercial fabricado em série no mundo ocidental até 2007, ocorreu em 1969. Ele foi o maior, o que voava mais distante e o que mais passageiros transportava até bem pouco tempo. O primeiro Boeing 747 (Série 100), entrou em serviço operacional no ano de 1970, utilizando turbinas Pratt & Whitney e em 1975 foram disponibilizadas também as turbinas Rolls Royce e General Electric (GE). O Boeing 747-100 na versão original, levava 355 passageiros, 19 tripulantes e consumia 17.200 litros/hora de combustível. A seguir a Boeing lançou a Série 200. O primeiro entrou em operação em 1971 e o último foi entregue 20 anos depois, em 1991. A aparência externa era a mesma da Série 100, com a diferença de se ter a opção das versões exclusivamente de passageiros, de cargas ou mista (cargas e passageiros), podendo também fazer uma rápida conversão entre uma versão e outra. A versão cargueira transportava 90 toneladas em voos transatlânticos, com um custo por milha voada, cerca de 35% menor que os Boeing 707F (com carga máxima), tendo a opção de porta larga lateral ou ainda da abertura frontal do bico da aeronave, que assim, poderia transportar cargas bastante volumosas. A versão 200 era um pouco mais econômica que a versão 100 (16.500 litros/hora de vôo). Em 1983, entra em operação o 747-300, tendo incorporado a primeira das grandes alterações nesse tipo de aeronave. Possuía um deck superior (2° andar) bastante grande, turbinas bem mais modernas e econômicas, gerando com isso uma grande economia para as empresas. Aumentou também em 10% a quantidade de passageiros por aeronave. Foi produzida nas versões passageiros (747-300B), misto (747-300M) - cargas e passageiros - e outra versão para rotas curtas, com tanques menores e maior quantidade de carga e passageiros transportados por voo (747-300SR). A série 400 incluiu modernos aviônicos e sistemas digitais complexos. Possui uma autonomia de 13.360 km de voo non-stop. O primeiro 747-400 foi entregue em 1989 e acabou se tornando a série mais popular,  mais vendida de todos os B747. As turbinas com capacidade acima de 62.200 libras de empuxo cada uma, são fabricadas pela General Electric, Pratt &Whitney e pela Rolls Royce. A versão exclusivamente cargueira, tinha a capacidade para 98 toneladas de carga paga na série 200, sendo que essa capacidade foi ampliada para 124 toneladas na série 400 e com economia de combustível variável entre 10 e 16% a menos que a versão anterior. Atualmente a Boeing iniciou a fabricação da versão 747 mais moderna em todos os sentidos, batizada de B747-8. Existem 105 deles encomendados, sendo 78 na versão F, exclusivamente cargueira. O novo Boeing 747-8 foi lançado em novembro de 2005. Em relação ao B747-400,  na configuração típica de três classes, ele transporte 467 passageiros (contra 416) e 26% a mais de carga paga. A versão cargueira transporta 16% a mais de carga (154 toneladas) e tem autonomia para 8.130 km. O Boeing 747-8F pesa 88 toneladas a menos que o A-380F, resultando numa queima de 24% a menos de combustível e um custo tonelada/milha 23% menor que seu rival da Airbus. O B747-8 possui 76,3 metros de comprimento, 68,5m de asa a asa, 19,4m de altura, utiliza quatro turbinas GE com 66.500 libras de empuxo cada, peso máximo de decolagem de 442,25 toneladas e velocidade de cruzeiro de 850 km/hora. O primeiro Boeing 747-8F foi apresentado em 2009.