Boeing 757



História:


O Boeing 757 é aeronave da chamada "next generation". Ele foi fabricado em 03 versões - B757-200 (passageiros), B757-200F (cargueiro) e B757-300 (passageiros e alongado), entre 1982 e 2005. Até o final de 2009 o Boeing 757 era a oitava aeronave mais vendida em todos os tempos (1.049 unidades, sendo 913 da série 200, 80 da versão 200PF, cargueira, 55 da versão 300M e uma da 200M). O B757-200 foi projetado, na configuração básica, para 194 passageiros ou 239 na versão charter (classe única). Possui boa capacidade de bruta de decolagem (115.660kg - máxima) e turbinas da Pratt & Whitney ou Rolls Royce, com empuxo total de 43.500 libras cada, sendo até 43% mais econômico por assento que os tri-jatos concorrentes. Para autonomia de 7.240 km, precisa de 1.675 metros de pista para decolar, com sua capacidade máxima. O primeiro 757-200 foi apresentado em Janeiro de 1982. Seu primeiro voo foi em 19 de fevereiro do mesmo ano e o certificado da FAA foi liberado em 21 de Dezembro de 1982, após 1380 horas de voos em 10 meses de testes e checagens. O primeiro derivado do 757-200 (o Boeing 757-200F, cargueiro). Com capacidade para 15 pallets, possuía capacidade máxima de carga útil em seus porões, de 39,78 toneladas e autonomia para 4.020 km em vôos sem escalas, com a capacidade máxima utilizada. Em Setembro de 1996 foi anunciada a nova versão alongada (o Boeing 757-300). A nova versão é 7,1 metros maior que a Série 200, com capacidade de 20% mais passageiros e 50% mais carga.  Com capacidade variável de 243 até 289 assentos, era aeronave de médio alcance e com 10% menos consumo por passageiro em milha voada do que o 757-200. O peso máximo de decolagem era da ordem de 123.600 kg e utilizava turbinas Pratt & Whitney (42.600 libras de empuxo cada) ou Rolls Royce (43.500 libras de empuxo cada). O sistema de navegação era ultra moderno, totalmente computadorizado, com flight management system (FMS) e uma série de aviônicos de última geração. A versão 300 é concorrente do Boeing 767, entretanto a cabina do mesmo é de menores dimensões, não sendo por isso, considerada ideal para vôos de longa distância, como o 767-300.